Solicite o exame

61 99137-1484

blog.

Contenção Química no Diagnóstico por Imagem em cães e gatos

Contencao-Quimica-no-Diagnostico-por-Imagem-em-caes-e-gatos

por Animali Admin em 15/8/2022

Conter quimicamente um animal não significa, apenas imobilizá-lo, mas sim, diminuir o estresse da manipulação. Animais agressivos, agitados ou estressados podem ser melhor examinados quando estão sob o efeito de tranquilizantes ou sedativos, permitindo menores alterações paramétricas decorrentes do estresse e evitando agressões ao profissional que o examina.

Alguns fatores que devem ser observados são os extrínsecos (local, tipo de exame, posicionamento necessário, necessidade de imobilidade para o exame e via de administração possível) e os intrínsecos (espécie, raça, estado clínico geral, doenças concomitantes, presença de dor ou desconforto e jejum). Muitas vezes a via de administração dependerá de fatores extrínsecos.

As principais vias de administração são a intra muscular (IM), pode ser útil em animais agressivos, e a intra venosa (IV), que possui efeito de início rápido, mas requer imobilidade física do paciente que permita a localização e a punção do vaso. Através dessas vias é possível a aplicação de determinados fármacos. Dentre eles estão: fenotiazínicos (acepromazina), benzodiazepínicos (diazepan e midazolan), opióides (morfina), agonista a2 (xilazina, medetomidina, dexmedetomidina), anestésico dissociativo (tiletamina e cetamina) e anestésico geral (propofol e baribitúricos/tiopental). Há ainda a iombina e atipamezol que são antagonistas do agonista a2.

A aplicação e escolha do fármaco dependerá do posicionamento que o exame de imagem exigirá. Por exemplo, em uma suspeita de fratura em coxal, onde o animal sente muita dor, desconforto e consequente rigidez nos membros, é possível enxergar a importância de fazer a contenção química, nesse caso poderá ser usado uma associação de xilazina (ação miorrelaxante) junto com a cetamina (dose analgésica).

A opção pela técnica farmacológica mais indicada deve levar em consideração, além do estado físico do paciente, o tipo e o tempo de exame a ser executado, assim como o temperamento do animal. Ressalta-se a necessidade de alguns posicionamentos específicos exigidos por exames diagnósticos utilizando Raio-x e Ultrassom, que é possível apenas com a tranquilização ou a anestesia geral do paciente.

Fonte: consultadogvet.files.wordpress.com/2017/02/3-contenc3a7c3a3o-quc3admica.pdf

Pesquise mais informações

sobre.

A Animali traz a proposta de realização de exames de Ultrassonografia por profissionais com anos de experiencia na clínica médica e cirúrgica de pequenos animais e diagnóstico por imagem, visando resultados mais precisos e integrados com a situação clínica de cada paciente.

SAIBA MAIS

contato.

Atendemos em Todo o DF

61 99137-1484

animali-us@outlook.com

© todos os direitos reservados - desenvolvido por clicarmais